IGREJA PRESBITERIANA BETÂNIA

29 de jan. de 2011

"PERFEITO E ÍNTEGRO, EM NADA DEFICIENTE".

Belo Horizonte Janeiro de 1999.



Prezado irmão


Nesta carta quero falar-lhe a respeito do amor de Deus e do que ele significa na vida do cristão. Certamente você, como eu, tem sido despertado ao longo de sua vida pela necessidade de amarmos uns aos outros como Cristo nos amou, mas, provavelmente, seu procedimento não tenha sido satisfatório nesse sentido. Assim, quero ajudá-lo, pois esse é um assunto de primordial importância na vida de todos nós.


Na epístola aos Romanos, o apóstolo Paulo disse:


"...nos gloriamos nas próprias tribulações, SABENDO que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque O AMOR DE DEUS É DERRAMADO EM NOSSO CORAÇÕES pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado... Deus prova o Seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores,"- Romanos 5:3-5,8.


Houve um momento, no meu ministério, em que Deus começou a tratar comigo a respeito da minha concepção das coisas; e Ele me mostrou claramente que o câncer não mata ninguém. Temos de entender que Deus já RESOLVEU o problema da enfermidade, há dois mil anos, quando Cristo morreu na cruz do Calvário. Para o cristão, o problema não é a enfermidade (nào é o câncer que mata), é o medo da morte. Falando desse medo, o escritor aos Hebreus afirma:


"(Cristo tomou a carne humana para que, por Sua morte destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, e LIVRASSE a todos que, pelo pavor da morte, estavam SUJEITOS À ESCRAVIDÃO POR TODA A SUA VIDA"- Hebreus 2; 14,15.


O que mata e destrói é o "pavor ou medo da morte", e, para que você e eu não sejamos atormentados pelo medo, Deus "derrama o Seu amor em nossos corações, através do Espírito Santo". E por que dizemos isso ? Observe o que o apóstolo João afirma a respeito do amor:


"No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora o medo produz tormento; logo, aquele que teme (se apavora) não é aperfeiçoado NO AMOR"- 1 João 4:18.


Deus deseja nos aperfeiçoar no SEU AMOR. É tarefa do Espírito Santo fazer com que vivamos nesse amor, pois somente ele - o perfeito amor - tem poder para lançar fora o medo. Mas o que é o perfeito amor?


Observemos, em primeiro lugar, que o perfeito amor de Deus é a expressão total do beneplácito do Seu Ser para conosco em Cristo; é a prova (como disse Paulo, em Romanos 5:8 já citado) da abundância da Sua graça, derramada sobre todos os homens.


Quando Adão pecou, o primeiro mal que o afligiu foi o medo, pois ele abraçou a morte, separando-se do Criador. Em Cristo, porém, Deus RESOLVEU esse problema, LIVRANDO-NOS da escravidão do pavor da morte. Toda vez que o cristão se sujeita ao medo, ele "nega a grandeza do amor de Deus por nós", esquecendo que, em virtude da obra redentora de Cristo Jesus, ele ESTÁ LIVRE da morte, da separação de Deus. Observe como o apóstolo Paulo descreve essa LIBERTAÇÃO:


"Porque se nós, quando inimigos, FOMOS RECONCILIADOS (restaurados à comunhão) com Deus mediante a morte de Seu Filho, muito mais, ESTANDO JÁ RECONCILIADOS, seremos SALVOS (do pavor da morte) pela Sua Vida;" - Romanos 5:10.


Quando você e eu deixamos que o Espírito Santo "derrame o amor de Deus em nossos corações", confirmando tudo o que Deus fez por nós e É por nós, em Cristo, somos inundados do perfeito amor, o qual "lança fora o medo". O perfeito amor é o amor que não deixa falta, que atende plenamente à necessidade do momento, suprindo as carências existentes.


O amor de Deus não é um sentimento ou paixão; é uma poderosa operação do Espírito Santo em nossos corações, que confirma a plenitude da nossa redenção e reconciliação (restauração) com Deus.


Quando dizemos que o câncer não mata ninguém, pois Deus já RESOLVEU, em Cristo, o problema da enfermidade para nós, o que estamos procurando lhe mostrar é que, quando nos conscientizamos do amor de Deus por nós, é impossível termos medo de qualquer coisa, pois o amor (os cuidados infinitos) de Deus, "lança fora o medo". Em razão do perfeito amor de Deus por nós, não há lugar nem motivo para medo em situação ou circunstância alguma. Justamente por isso Paulo disse "...nos gloriamos nas próprias tribulações, SABENDO que a tribulação produz perseverança;e a perseverança, experiên-cia; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde".


Aquele que nasceu de novo em Cristo, a "nova criatura", é uma pessoa "bem-aventurada" por Deus (Salmo 91), por isso ela pode "gloriar-se nas tribulações", pois nada a pode atingir, nada pode mudar o que Cristo fez na sua vida. Paulo disse:


"...bem-aventurado o homem a quem Deus ATRIBUI JUSTIÇA (se Deus 'atribuiu', é atribuída e pronto) independentemente de obras. Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades SÃO PERDOADAS, e cujos pecados SÃO COBERTOS; bem-aventurado o homem a quem o Senhor(Deus) JAMAIS IMPUTARÁ PECADO"- Romanos 4:6-8.


Pense bem, será que há motivo para sentir "medo", nas tribulações, se você é uma pessoa ABENÇOADA por DEUS? Por que há tribulações, então? Para que você e eu possamos "ter maiores experiências" do perfeito amor de nosso Deus, e nos conscientizemos, cada vez mais, da Sua fidelidade, longanimidade, paternidade, constância, e da abundância de Sua Graça para conosco em Cristo. O objetivo é que aprendamos a perseverança, a qual nos dará a esperança que NÃO CONFUNDE, e que jamais nos deixará em falta, ou, como disse o apóstolo Tiago:


"Meus irmãos, tende por motivo de toda a alegria o passardes por várias provações, SABENDO que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que SEJAIS PERFEITOS E ÍNTEGROS, EM NADA DEFICIENTES"- Tiago 1:2-4.6.


Quando Satanás o atacar e você se vir dominado pelo medo, aquiete-se diante do Senhor em louvor e adoração; você descobrirá que o Espírito Santo derramará no seu coração o amor de Deus por você, de modo que o medo seja obrigado a ceder lugar à fé e à plena consciência dos cuidados do seu Deus. Então, a paz de Deus inundará o seu íntimo e você dará graças a Deus por tudo o que Ele é. mesmo na mais difícil provação.


Quando observou em visão, os gloriosos dias do Evangelho, o profeta Isaías afirmou:


"Não temas, ó Jacó, servo meu, ó amado, a quem escolhi. PORQUE derramarei água sobre o sedento, e torrentes sobre a terra seca;"- Isaías 44:2,3.


Essa é a expressão do amor de Deus por você, o "amado do Senhor". E é exatamente isso que Deus deseja fazer em sua vida continuamente, de modo que você jamais tenha motivo algum para sentir medo. Você é o alvo do perfeito amor do Deus Onipotente, você é o 'bem-aventurado' do Altíssimo.


Irmão, que no início deste Novo Ano, você possa ter uma consciência cada vez mais real e vibrante do perfeito amor que "lança fora o medo" em toda circunstância. Não deixe de proporcionar ao Seu Deus o tempo necessário para que o Espírito Santo possa ministrar ao seu coração a grandeza do amor do Seu Deus e Pai. Isso é a sua salvação. Deus tudo fez, faz, e tudo fará, para que você seja "PERFEITO E ÍNTEGRO, EM NADA DEFICIENTE".


Seu amigo e irmão,


DAVE ROBERSON


Comentários:

Postar um comentário