IGREJA PRESBITERIANA BETÂNIA

13 de jan. de 2011

INVISTA EM UMA NOVA VIDA

Princípios para investir em uma nova vida


(Eclesiastes 11:1-6)


Todos têm procurado fazer coisas das quais não nos arrependamos depois, mesmo que em algumas situações isto não seja possível.
Muitos acabam trazendo frustrações e até mesmo sementes em seu coração que não permitem que novos investimentos sejam feitos.


Novas ações duradouras precisam acontecer em nossas vidas, muitos homens precisam lançar fora a semente do passado, mesmo que este passado tenha sido hoje de manhã e seguir um novo rumo. Mulheres que por conta de desconfiança ou feridas, deixam esta semente impedir novas esperanças. Jovens que estão com sementes que estão sendo plantadas ainda hoje em suas vidas, precisam decidir investir em coisas novas.
Veremos a seguir cinco princípios para investir em uma nova vida.


1. Abrir mão do que temos para receber


“Atire o seu pão sobre as águas, e depois de muitos dias você tornará a encontrá-lo. Reparta o que você tem com sete, até mesmo com oito, pois você não sabe que desgraça poderá cair sobre a terra.” - Eclesiastes 11:1-2.


Um pão sobre as águas é sinônimo de perda aparente, mas para recebermos mais, é preciso repartir e investir; isto significa abrir mão dos nossos direitos, mesmo que aparentemente não colhamos imediatamente. É abrir mão do seu jeito de ser, abrir mão do seu tempo para investir em almas, abrir mão do seu dinheiro para servir no Reino, abrir mão da preguiça e das opiniões individualistas.


2. Entender que não temos o controle


“Quando as nuvens estão cheias de água, derramam chuva sobre a terra. Quer uma árvore caia para o sul quer para o norte, onde cair ficará.” - Eclesiastes 11:3
As nuvens cheias e as muitas chuvas estão fora do nosso controle, mas muitas vezes queremos controlá-las. Levar as coisas na nossa direção: “tem que ser assim”, e acabamos até tentando mandar em Deus. Dizemos que queremos Sua vontade, mas na verdade nos chateamos se não acontece o que queremos.


3. Tomar posições pessoais (Ec 11:4)


“Quem fica observando o vento não plantará, e quem fica olhando para as nuvens não colherá.”


Eclesiastes 11:4


Quem olha o vento não planta; há pessoas que ficam vendo a hora certa, esperando demais para fazer, para agir, para acreditar, para sonhar, ficam fazendo planos, mas não os põe em prática.
Vem a dúvida, a intimidação e novas sementes não caem no chão.
Quem olha para as nuvens não colhe; saia, corra atrás, desafie, busque, ligue, bata novamente, insista, leve muitos “nãos”, mas não desista.


4. Experimentar o agir de Deus, tendo fé


“Assim como você não conhece o caminho do vento, nem como o corpo é formado no ventre de uma mulher, também não pode compreender as obras de Deus, o Criador de todas as coisas.” – Eclesiastes 11:5
Às vezes ou quase sempre, nós não entendemos o jeito que Deus age, mas devemos continuar, mesmo quando tudo parece estar muito longe de acontecer devemos ter fé.
Devemos sempre dizer: “Deus eu não entendo, mas eu confio”.


5. Sempre ter algo a oferecer a Deus


“Plante de manhã a sua semente, e mesmo ao entardecer não deixe as suas mãos ficarem à toa, pois você não sabe o que acontecerá, se esta ou aquela produzirá, ou se as duas serão igualmente boas” – Eclesiastes 11:6


Nunca devemos chegar de mãos vazias diante de Deus, precisamos oferecer algo, vamos sempre surpreender.
Quando estiver em luta: ofereça sementes de esperança.
Quando estiver enfermo: ofereça sementes de fé.
Quando estiver cansado: levante e trabalhe.
Está com luta financeira: dê uma oferta.
Está feliz: se compadeça com o fraco.
Surpreenda sempre, nunca fique vazio, invista em uma nova vida.


Pastor Márcio - 25/04/2006

Comentários:

Postar um comentário